Estudantes da Chapada Diamantina são classificados para a etapa estadual dos projetos artísticos, em Salvador

Regional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta terça-feira (13), a lista dos estudantes finalistas dos seguintes projetos artísticos: Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempo de Arte Literária (TAL), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), Mostra do projeto Dança Estudantil (DANCE) e Festival Estudantil de Teatro (FESTE). Foram selecionadas 89 experiências criativas, envolvendo 232 estudantes de escolas estaduais que serão apresentados na etapa estadual em Salvador.

Os estudantes envolvidos nestes projetos, que são desenvolvidos ao longo do ano letivo, já passaram pelas seletivas escolares e regionais, por Núcleo Regional de Educação (NRE) e, em todas as etapas, foram avaliados por especialistas. Na última avaliação, realizada no Instituto Anísio Teixeira, o FACE habilitou 15 canções e 23 estudantes; o TAL, 33 obras literárias e 38 estudantes; o PROVE; 15 curtas de 5 minutos e 64 estudantes; o DANCE, 13 coreografias e 53 estudantes e o FESTE, 13 experimentos cênicos e 54 estudantes.

Os projetos artísticos vêm sendo promovidos, desde 2007, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Trata-se de uma iniciativa pioneira no campo de políticas culturais com a juventude estudantil, como explica a coordenadora dos projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre. “A arte e a cultura são componentes essenciais à matriz do conhecimento na Educação Básica das escolas da rede estadual. Esta iniciativa busca diversificar os currículos escolares, promovendo o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, às artes e à cultura”, afirma.

No NRE 03 – Seabra, a publicação dos resultados foi motivo de total alvoroço. Dos seis projetos apresentados na etapa regional, foram classificados cinco para a estadual.

AlielAliel Barboza, (17), de Seabra, classificado para o Face, conta sobre a sua emoção ao receber a notícia: “Fiquei engasgado com tanta felicidade, estou realizando um sonho que não é só meu, ainda estou em choque (rs). Eu não imaginava chegar tão longe. Ficar entre os 15 melhores da Bahia da rede estadual já é ótimo. Sei o quão difícil é chegar lá, a felicidade toma conta, mas agora é manter os pés no chão e estudar a música pra ficar linda lá em Salvador”. E finaliza: “Que venha Salvador, dou minha palavra que nossa NRE 03 será bem representada, o interior tomou conta. Parabéns a todos os finalistas”.

Larissa Novais, (15), de Nova Redenção, classificada para o Tal, acrescenta: “Para muitos é só uma estadual, mas para mim é minha vitória, sem ambição, sem expectativas, só uma vitória, assim como a surpresa na municipal e a vitória da regional. A vitória maior foram os amigos que fiz e a bela experiência que ganhei”.

Veja a lista dos nossos classificados:

FACE – Festival Anual da Canção Estudantil

Paredões de fogo – Aliel Melo Barboza (compositor e intérprete), 17 anos, 2º ano – Técnico em Guia de Turismo, Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel, Seabra.

TAL – Tempos de Arte Literária

Quem Eu Sou? – Tarcyla de Jesus Oliveira, 16 anos, autora e intérprete e Rafael Ramon Sena da Silva, 16 anos, autor, 2º ano do Colégio Estadual Edgar Silva, Andaraí.

Entre dois pontos – Larissa Oliveira Novais, 15 anos, autora e intérprete, 1º ano do Colégio Estadual Edilson Joaquim dos Santos, Nova Redenção.

Roubaram minha liberdade – Heveny Novais Queiroz, 15 anos, autora e intérprete, 1º ano do Colégio Estadual José Américo Araújo – Anexo Colônia, Itaetê.

PROVE – Produção de Vídeos Estudantis

Vida Remota – Vitória Aléxia Reis Menezes, 17 anos, Edilson Adriano de Jesus Gomes, 16 anos, Artur Silva Oliveira do Carmo, 16 anos, 3º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Teotônio Marques Dourado Filho, Morro do Chapéu.

FESTE – Festival Estudantil de Teatro

FesteDa escravidão à liberdade em cinco minutos – Nicássio dos Santos Júnior, 17 anos, Vitor Manoel Barbosa Santos, 16 anos, 3º ano do Ensino Médio, Flávia Luiza Araújo Fonseca, 16 anos, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, Iramaia.

Ainda serão divulgados os finalistas para a etapa estadual dos seguintes projetos: Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante), Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA).

Veja mais fotos na nossa página do Facebook.