Ciência, inovação, arte e cultura marcam TransformaÊ nas escolas

Transf2Um dia especial e marcado por muita diversão. Assim foi esta terça-feira (6) para estudantes das escolas e centros de Educação Profissional da capital e do interior envolvidos no #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia. O movimento – proposto pela Secretaria da Educação do Estado se realizou das 8h às 20h, simultaneamente, em escolas da capital e do interior. A iniciativa contou com apresentações de projetos de arte, ciência, esporte e cultura, desenvolvidos nas escolas, diversificando os saberes nos currículos escolares para garantir o direito dos estudantes ao conhecimento e à cultura.

Unidades escolares de todo o estado realizaram apresentações de arte e cultura. O secretário Walter Pinheiro esteve presente em algumas unidades escolares da capital e fez uma avaliação do protagonismo estudantil. “Este é o momento de os estudantes dizerem o que querem da escola, que mudanças desejam não só na estrutura física, como também na metodologia. São os estudantes que vão falar pela escola. Este movimento representa uma mudança de espírito e de comportamento”, afirma Pinheiro.

No Colégio Estadual de Marcolino Moura, em Rio de Contas, os estudantes assistiram palestras sobre Alimentação Saudável e a Importância dos Exercícios Físicos; apresentaram trabalhos com encenações sobre o preconceito racial; assistiram a vídeos sobre boas ações no dia-a-dia e ditadura militar; apresentaram coreografias. e participaram de oficinas de música e poesia.

Protagonismo 

O TransformaÊ: Virada Educacional Bahia marca com alegria o final do ano letivo, que segue até 29 de dezembro. Para a comunidade escolar é um momento que reflete a qualidade dos projetos pedagógicos que são desenvolvidos em sala de aula, como destaca Cláudia P. A. Dantas, aluna do 3º ano vespertino: “O TransformaÊ é um projeto pelo qual os alunos buscam novos conhecimentos e aprendizagem e, com isso, a participação é bem produtiva na escola. Além disso, pode nos mostrar como é importante a participação de todos os alunos nos projetos estudantis”.

Na opinião da Coordenadora Pedagógica Cláudia Brasília, “o projeto veio em momento oportuno, para que os nossos estudantes, jovens protagonistas, pudessem expressar suas aprendizagens através de apresentações teatrais, desfiles, mostras de vídeos, retrospectivas das atividades desenvolvidas durante o ano letivo, palestras dentre outras”.

Para o professor de Geografia Mateus Alves, “o TransformaÊ é um projeto que veio valorizar e permitir que a comunidade escolar possa discutir com êxito temas atuais, bem como trabalhos desenvolvidos com êxito durante todo o ano letivo. Nosso evento foi um sucesso!

A Diretora do Colégio, Profª Romilda Farias avalia o projeto como “um momento vivenciado com muita empolgação, onde os alunos puderam mostrar seus últimos talentos e a diversidade cultural”.

Para o Diretor do Núcleo Regional de Educação, Território da Chapada Diamantina, Mozart Xavier, o TransformaÊ “integrou escola, família, comunidade escolar e muitos parceiros nessas 12 horas seguidas de atividades culturais, seminários, debates, exibição de filmes, intervenções sociais, além da revitalização de espaços, exposições artísticas, jogos educativos etc.”.

Transf

 

Veja todas as fotos no Flickr.

Acesse também o nosso Facebook e curta a nossa página.