SEC abre inscrições para mais de 13 mil vagas em cursos técnicos gratuitos, nesta sexta (12)

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) abre, a partir desta sexta-feira (12), as inscrições para o Sorteio Eletrônico de vagas para os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (Prosub). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-Feira (11). O período de inscrições se estenderá até o dia 23 de janeiro e os interessados devem se inscrever, de forma gratuita, exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Este ano, o processo conta com um total de 13.510 vagas disponíveis para 40 cursos, totalmente gratuitos, que contemplam áreas como Administração, Agropecuária, Análises Clínicas, Enfermagem, Informática, Nutrição, Meio Ambiente, Segurança, Edificações, Produção Cultural e muito mais. Os cursos serão distribuídos em 26 Territórios de Identidade, disponibilizados na capital baiana e em 96 municípios, abrangendo 132 unidades escolares.

As vagas serão ofertadas por meio de sorteio eletrônico, do qual pode concorrer todos os que atendam aos requisitos. Os sorteados deverão efetivar a matrícula no curso técnico de sua opção. Poderão participar do processo, prioritariamente, os estudantes que concluíram o Ensino Médio e suas modalidades em estabelecimentos de ensino da rede pública de educação, no âmbito municipal, estadual ou federal; e os estudantes que tenham, comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral.

Confira o cronograma do processo seletivo:

  • Período de inscrições para a 1ª fase: de 12 a 23 de janeiro.
  • Sorteio Eletrônico: 24 de janeiro
  • Divulgação do resultado do sorteio: 24 de janeiro
  • Matrícula dos candidatos contemplados no Sorteio Eletrônico 2024.1: de 26 a 27 de janeiro
  • Convocação dos candidatos do cadastro reserva: de 29 a 31 de janeiro.

Matrícula 2024: Saiba como solicitar vaga nas escolas estaduais de forma on-line

O Governo do Estado disponibiliza serviços de matrícula on-line no portal (www.ba.gov.br), que possibilitarão aos estudantes ou seus responsáveis solicitar a vaga ou transferência para outra escola estadual sem precisar sair de casa, com toda comodidade, praticidade e agilidade, utilizando somente um computador, tablet ou celular.

Passo a passo para solicitar a matrícula ou transferência on-line:

  1. Acessar o portal “ba.gov.br” e criar o cadastro, informando os dados do estudante (CPF/e-mail e senha). O processo de cadastro do portal necessita de uma autenticação, que é realizada através do e-mail informado no cadastro. Fique atento, pois este e-mail de autenticação poderá cair na sua caixa de spam;
  2. Escolher um dos serviços: Solicitar Nova Matrícula Para Estudantes da Rede Estadual; Matrícula Nova Estudante PCD na Rede Estadual de Ensino ou Solicitar Transferência Estudantes da Rede Pública Estadual, observando o cronograma de matrícula, pois cada serviço acontece em uma data específica;
  3. Pressionar o botão “SOLICITAR”, quando será verificado se o CPF logado no portal é válido e, em caso positivo, o estudante será redirecionado para a tela de solicitação de matrícula e/ou transferência na rede estadual de ensino;
  4. Na tela de solicitação, clicar no serviço desejado, preenchendo as informações de dados pessoais e escolha da unidade escolar que deseja ingressar ou ser transferido.

Para maiores detalhes da sua solicitação de matrícula ou transferência, consulte aqui o Guia Rápido da Matrícula 2024.

Confira o calendário de Matrícula 2024

15 de janeiro – Exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD).

16 de janeiro – Transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2023 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, por desejo próprio ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte.

17 e 18 de janeiro – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. Os estudantes que concluíram o 9º ano poderão optar por algum curso técnico de nível médio.

19 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Fundamental.

22 e 23 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Médio.

Estudantes do NTE 03 participam do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação – Ciências, Tecnologia, Cultura e Artes 2023.

De terça-feira (dia 12) até quinta (dia 14), cerca de 3 mil pessoas, entre estudantes, educadores, gestores e trabalhadores da Educação, participam, na Arena Fonte Nova, em Salvador, do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação – Ciências, Tecnologia, Cultura e Artes. O evento contará com as apresentações das produções artísticas, culturais e científicas desenvolvidas nas escolas pelos estudantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), ao longo do ano letivo 2023. 

As apresentações dos projetos Encontro de Corais Estudantis (Encante); Festival Anual da Canção Estudantil (Face); e Dança Estudantil (Dance) acontecerão em um palco montado no gramado da arena, onde também será realizado o show de encerramento com uma atração surpresa. Além disso, haverá uma sala Gamer para a recreação e interação dos participantes, refeitório e camarins.

O evento contou ainda com três auditórios: um voltado para o encontro de Líderes de Classe e encontro de Jovens Ouvidores; outro para as apresentações do projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove) e mais um destinado às apresentações dos projetos Tempos de Arte Literária (Tal) e Festival Estudantil de Teatro (Feste). No foyer, estarão expostas as obras dos projetos Artes Visuais Estudantis (Ave) e Educação Patrimonial e Artística (Epa).

Fonte: Educação Bahia

SEC realiza Encontro Estudantil na Arena Fonte Nova, em Salvador

Cerca de 3 mil pessoas, entre estudantes, educadores, gestores e trabalhadores da Educação participam, de 12 a 14 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, do “Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação – Ciência, Tecnologia, Cultura e Artes”. O evento, que será aberto ao público, contará com as apresentações das produções artísticas, culturais e científicas desenvolvidas nas escolas pelos estudantes da rede estadual, durante o ano letivo de 2023, que virão de todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, falou sobre o que representa esse momento para a rede e para o processo de aprendizagem dos estudantes. “O Encontro Estudantil é a oportunidade de dar visibilidade a toda pujança do trabalho que é feito na rede estadual de ensino, com destaque especial, para o protagonismo dos nossos estudantes nas mais diferentes áreas. É a culminância de todos os projetos desenvolvidos ao longo do ano, mas também uma grande celebração do conhecimento e das artes”, destacou a secretária.

Os projetos finalistas selecionados nas etapas escolar e territorial serão apresentados em 492 stands espalhados nos anéis internos da arena. Destes, 30 serão destinados à juventude rural; 162 para a Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba); e 300 para os Seminários Territoriais da Educação Profissional e Tecnológica, que terá 900 expositores.

O evento contará com três auditórios: um voltado para o encontro de Líderes de Classe e encontro de Jovens Ouvidores; outro para as apresentações do projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove) e mais um destinado para as apresentações dos projetos Tempos de Arte Literária (Tal) e Festival Estudantil de Teatro (Feste). No foyer, estarão expostas as obras dos projetos Artes Visuais Estudantis (Ave) e Educação Patrimonial e Artística (Epa).

Já as apresentações dos projetos Encontro de Corais Estudantis (Encante); Festival Anual da Canção Estudantil (Face); e Dança Estudantil (Dance) acontecerão em um palco montado no gramado da arena, onde também será realizado o show de encerramento com uma atração surpresa. Além disso, haverá uma sala Gamer para a recreação e interação dos participantes, refeitório e camarins.

ASCOM SEC

Estudantes do NTE 03 participam do Programa Deputados Jovens Baianos na ALBA em Salvador

Na última semana, a estudante Shaylla Beatriz do Colégio Estadual de Bonito @colegioestadualdobonito e Moisés Ribeiro da Escola Família Agrícola Do Território da Chapada Diamantina @efaseabra008 , eleitos no Programa Deputados Jovens Baianos juntamente com seus orientadores, tiveram a honra de participar das atividades legislativas na Assembleia Legislativa da Bahia(ALBA), no Centro Administrativo da Bahia(CAB), em Salvador.

Shaylla Beatriz do Colégio Estadual de Bonito

Moisés Ribeiro da Escola Família Agrícola Do Território da Chapada Diamantina

Oportunidade incrível em participar de propostas de melhoria do aprendizado nas Unidades Escolares da Bahia, participaram também do programa jovens dos 27 territórios baianos.

#EducaçãoBahia#GovernoDaBahia#jovens#deputadosbaianos Fotos: ASCOM

Etapa Territorial JEB 2023 – NTE 03

Os Jogos Escolares da Bahia (JEB) Etapa Territorial 2023 é uma ação de fortalecimento e fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica, em consonância com os compromissos do programa “Educar para Transformar: um Pacto pela Educação”. O Projeto tem a função de fortalecer a ação educativa na Escola, tendo como fundamento a cultura corporal.
Participaram do JEB 2023 diversas unidades escolares dos 24 municípios que compõem nosso território.
Agradecemos a todos participantes e colaboradores a abrilhantar o nosso projeto.

JUCELINA RIBEIRO GUANAIS
DIRETORA TERRITORIAL DA CHAPADA DIAMANTINA.

Mais fotos disponíveis no drive: https://drive.google.com/drive/folders/1FcxMJCo83m1aKu0vFbjLnFX5oakU_DPA

ABERTURA DO JEB 2023 NTE – 03

Fotos: Iago Aquino | EQV

Mais fotos disponíveis no drive: https://drive.google.com/drive/folders/1FcxMJCo83m1aKu0vFbjLnFX5oakU_DPA
#educa#esporte#educacao#educaçãobahia#governo#governodabahia

Jerp 2018

Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) é uma ação de fortalecimento e fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica, em consonância com os compromissos do programa “Educar para Transformar: um Pacto pela Educação”. O Projeto tem a função de fortalecer a ação educativa na Escola, tendo como fundamento a cultura corporal.

Neste mês de outubro teve início a fase II dos Jogos Estudantis da Rede Pública do estado da Bahia na Chapada Diamantina, do Núcleo Territorial de Educação – NTE 03- Seabra.

São 42 escolas e 24 cidades envolvendo alunos da rede pública categoria sub 17 nas modalidades de Futsal e Xadrez pelo menos uma das fases que compõe os Jogos.

Os jogos são de responsabilidade do NTE 03 do município Seabra que tem como  diretor  o professor Mozart Xavier, coordenador pedagógico o professor Giliardes Almeida e articuladora do Jerp a professora-especialista de Educação Física Yara Pereira Gonçalves e  Ednilson Oliveira COARE com equipe composta por  Luciene Nascimento, Ageane Brandão, Beatriz Rosa e Pollyanna Lemos.

Este ano os jogos foram divididos em duas fases:

Fase I – jogos realizados nas unidades escolares por professores de Educação Física e diretores escolares, onde acontecem os festivais, interclasses, gincanas esportivas, torneios e seletivas entre unidades escolares nos municípios com mais de uma unidade escolar da rede estadual com modalidades de futsal, vôlei, Basquete, handebol, xadrez e atletismo.

Fase II – jogos realizados diretamente pelo NTE 03, dividindo em Pólos. Assim programados com as modalidades de futsal e xadrez:

–  Pólo de Mucugê com as cidades de Mucugê, Ibicoara, Andaraí, Itaetê, Barra da Estiva, Nova Redenção;

– Pólo IFBA-Seabra com as cidades de Caraguataí-Jussiape, Abaíra e Boninal;

– Pólo de Seabra- entre as cidades de Iraquara, Seabra, Palmeiras,Ibitiara, Souto Soares,Lagoa Dionísio e Utinga;

Os classificados nos pólos foram premiados com medalhas e troféus.

Mesmo em tempos de crise o direito ao lazer e esporte foi mantido pelo governo do estado e secretaria de educação.

Parabéns a todas as unidades escolares!

Obrigada aos parceiros: Prefeitura Municipal de Mucugê, Prefeitura Municipal de Seabra, Instituto Federal da Bahia e Embasa.

IMG_20181030_150828

CLASSIFICAÇÃO JERP 2018

Pólo Mucugê                                                  

-Futsal Masculino

1º Ibicora- Colégio Estadual Democrático de Ibicora;

2º Itaetê- Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães;

– Futsal Feminino

1º Andaraí- Colégio Estadual Edgar Silva;

2º Barra da Estiva- Colégio Estadual Nercy Antonio Duarte;

-Xadrez

1º Barra da Estiva- Ismael de Souza Amorim- Colégio Estadual Nercy Antonio Duarte;

2º Andaraí- Selena Silva Fraga Ramirez- Colégio Estadual Edgar Silva;

Pólo IFBA- Seabra

– Futsal Masculino

1º Boninal- Colégio Estadual Rui Barbosa;

2º Abaíra- Colégio Estadual Dr. Francisco Rocha Filho;

-Futsal Feminino

1º Boninal- Colégio Estadual Rui Barbosa;

2º Abaíra- Colégio Estadual Dr. Francisco Rocha Filho;

Pólo Seabra

-Futsal Masculino

1º Palmeiras- Colégio Estadual Profª Nilde Maria Monteiro Xavier;

2º Iraquara- Colégio Estadual Manoel Teixeira Leite ;

-Futsal Feminino

1º Utinga- Colégio Estadual Profª Zenaide Alves Barreto;

2º Seabra- Centro Educacional de Seabra;

-Xadrez

1º Seabra- Levy Matos Souza Santana- Instituto Federal da Bahia;

2º Seabra- Iury de Araújo Pereira- Centro Educacional de Seabra;

 

FB_IMG_1541508505512 FB_IMG_1541508457191 IMG-20181102-WA0102

IMG_20181030_163939 IMG_20181030_162318

FB_IMG_1541508600388

IMG-20181023-WA0022 IMG-20181022-WA0019

IMG-20181022-WA0028

FB_IMG_1541508812584 FB_IMG_1541508511411

acesse mais fotos “https://www.facebook.com/nte03seabra/”.