Mais de 835 mil estudantes iniciaram as aulas nas 1.320 escolas estaduais, nesta segunda-feira (15). O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, deu as boas-vindas à comunidade escolar durante visita ao Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, em Salvador, onde conversou com os estudantes, professores e familiares sobre o engajamento de todos na melhoria da qualidade da educação pública.
“A escola é a casa da gente, onde passamos a maior parte do tempo. A escola não é só a sala de aula, pois aprendemos em todos os ambientes e, principalmente, nas relações sociais com os professores e os colegas, onde temos direitos e deveres”, afirmou Osvaldo Barreto, ressaltando que “a educação é a única via para se trilhar o caminho da cidadania plena e, para isso, é fundamental o protagonismo dos estudantes e a participação das famílias na vida escolar dos seus filhos”.
O Secretário disse que a educação é prioridade do Governo do Estado, por meio do programa Educar para Transformar. Para o início deste ano letivo, destaca a parceria com os municípios para alfabetizar 500 mil crianças na idade certa, até os oito anos de idade. Na rede estadual, enfatiza os projetos estratégicos para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências e, ainda, a ampliação da oferta de 26 mil vagas para a Educação Integral, 90 mil vagas para a Educação Profissional e 22 mil vagas para o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), que atende a estudantes que moram na zona rural do Estado.
O ano letivo começa com novos dirigentes eleitos e com uma maior participação das famílias na escola. No Colégio Estadual Carlos Souto, em Rio de Contas, as expectativas são as melhores. A professora de Biologia, Dilciléia Anjos Santos, declara: “Acredito que todos os envolvidos no processo educativo estão engajados em prol de um trabalho promissor, edificado em práticas éticas e solidárias, em práticas que preparam o nosso alunado para o ingresso no mercado de trabalho e para a continuidade dos estudos e também para a vida, para a felicidade plena”.
A aluna Myrian Lara Oliveira Menezes, da 8ª série do EF está empolgada para começarem as atividades: “Espero que o ano letivo de 2016 seja um ano muito produtivo, com novas amizades, conquistas de aprendizagens sólidas e muitas realizações”.