Mais de sete mil candidatos a dirigentes escolares da rede estadual fazem, no domingo (15), a prova de certificação que habilita professores e coordenadores pedagógicos à gestão escolar. A certificação é a primeira etapa no processo de eleição de dirigentes escolares que acontece no dia 10/12, em todas as 1.369 escolas da rede estadual. A prova de certificação é uma exigência legal, estabelecida pelo Estatuto do Magistério do Estado da Bahia, como forma de avaliar os conhecimentos do candidato sobre a função que está pleiteando. A prova será às 14h, do domingo, no município escolhido pelo candidato. Os locais das provas estão disponíveis no site da Cespe (www.cespe.unb.br).
Além de avaliar, a certificação qualifica o candidato para a função de gestor escolar. “Esse processo nos possibilita ver o perfil do nosso candidato a gestor, de como está sua base teórica para a prática após a eleição”, destacou José Sérgio Carvalho, superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
Inscritos – O número de inscritos no processo de certificação teve um aumento de 40%, superando a eleição anterior para dirigente escolar. “Fizemos uma previsão de sete mil participantes, tivemos, no total, 7.700 inscritos, mostrando que temos um contingente da rede estadual bastante interessado e disposto a enfrentar esse desafio importante que é gerir uma unidade escolar”, declarou José Sérgio Carvalho.
O Professor João Bina, de História, do Centro Educacional de Seabra, está participando da certificação. “O processo eleitoral para direção de escolas é uma oportunidade de exercitar nosso papel de cidadão, demonstrar que estamos próximos, atuantes e decidirmos os destinos junto a toda a comunidade escolar”, afirma, entusiasmado.