As escolas da rede estadual de ensino estão realizando a eleição do colegiado escolar, que começou nesta terça (21/07) e prossegue até sexta-feira (24/07), na capital e interior. Os estudantes disputam o voto dos colegas e outros segmentos também irão eleger seus representantes: professores, funcionários, pais ou responsáveis.
A eleição para o colegiado escolar é promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Visa estimular o envolvimento da comunidade escolar na gestão democrática e participativa das escolas. A ação faz parte do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação que visa, dentre outras coisas, a formação de uma rede de parcerias pela melhoria da qualidade da educação pública na Bahia.
Os pais que se encaminharem para votação devem apresentar o documento de identidade (RG).
Na Escola Estadual Juvenal Cândido de Oliveira, em Rio de Contas, as eleições ocorreram nesta quarta-feira (22), das 8h às 17h e movimentou toda a comunidade. “O Colegiado Escolar é de fundamental importância para uma gestão democrática, pois, a tomada de decisões prioriza o trabalho participativo nos aspectos pedagógico, administrativo e financeiro, objetivando assegurar a efetividade no alcance das metas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola. Por esses motivos a Eleição do Colegiado Escolar da Escola Estadual Juvenal Cândido de Oliveira foi amplamente divulgada junto à comunidade Escolar”, relatou a diretora Suely Teixeira.
No Colégio Estadual Filinto Justiniano Bastos, em Seabra, os estudantes estão empolgados com o processo. Segundo a diretora Ângela Vanessa Souza, “estamos realizando a eleição do Colegiado Escolar com uma participação bastante significativa de todos os segmentos, exceto dos pais, visto que alguns motoristas deixaram de vir. No entanto, esperamos que até o encerramento ainda compareça um grande número de pais e alunos dos turnos vespertino e noturno”.
Mais sobre o colegiado: O colegiado pode tomar decisões, aconselhar os gestores, acompanhar e/ou fiscalizar as ações pedagógicas e administrativo-financeiras realizadas e mobilizar principalmente outros estudantes e pais ou responsáveis a se unir para assumir a educação como um bem familiar e social.
Veja mais fotos no Facebook e no Flickr.