Ao perceberem que os alunos e professores já não tinham o mesmo entusiasmo para participar dos projetos (AVE, EPA, FACE, TAL e PROVE), a equipe gestora do Colégio Estadual Filinto Justiniano Bastos, em Seabra, realizou oficinas como estratégia para motivar os alunos para participar dos Projetos Artísticos.
Nas oficinas os alunos tiveram contato com pessoas e artistas da região de Seabra, que passaram informações que só quem pratica o ofício conhece verdadeiramente. Assim, os alunos receberam uma contribuição mais efetiva para o desenvolvimento das suas habilidades artísticas.
No primeiro momento os professores padrinhos das turmas fizeram a sensibilização, apresentando um resumo de cada projeto, seus objetivos e seu desenvolvimento em nível escolar, regional e estadual. Após essa etapa foram realizadas as inscrições em cada em uma das oficinas. O segundo momento será um sarau em que após as oficinas e tendo os alunos e professores terão tempo hábil para realizar as pesquisas, passar as orientações necessárias e produzir o trabalho final, que será apresentado aos colegas e professores para uma apreciação prévia, no dia 15/07/2015. Em seguida, em 04/08/2015 será realizado o Fest’linto, com os trabalhos dos alunos que desejarem participar da seletiva escolar.
É a escola atuando como um espaço sempre aberto à participação comunitária, em parceria com os artistas da cidade, para que toda a comunidade escolar compreenda o processo educativo como uma via de mão dupla em que as trocas fortalecem as relações, o convívio, tornando-se um aprendizado para a vida.